loader image

Clinica Reencontro

CANNABIS É A DROGA MAIS UTILIZADA PARA TRATAMENTOS INICIAIS

Um dado importante e que demanda atenção se refere ao fato de que a Canabis é a droga mais utilizada para tratamentos iniciais, trazendo assim uma série de consequências as quais precisam ter atuação para evitar complicações maiores.

A Cannabis se refere à maconha, que desde o ano de 2012 é considerada um número alarmante, sendo na época responsável por 38% dos casos. Hoje, ultrapassando a heroína, é a droga mencionada por cerca de 48,7% dos pacientes que iniciam tratamentos iniciais relacionados com a desintoxicação química.

Esta constatação foi identificada por meio do relatório anual feito pela SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), sendo que os seus usuários têm uma média de 30 anos, mas com uma redução na quantidade que estão em tratamento.

Com estas informações se constata que a Cannabis é a droga mais experimentada ou consumida na população em geral, com predominância na idade de 15 a 34 anos e redução em sua utilização ao longo da vida de maneira geral, já que neste caso o seu consumo diminui de 11,7% para 9,4% na mesma.

Mesmo com a diminuição da quantidade e do tempo de tratamento demandado, os consumidores da droga Cannabis têm aumentado os seus sintomas de dependência, acontecendo em 25% deles, sendo este resultado potencializado por espécies de Cannabis mais potentes nos últimos anos.

Ainda com relação aos seus dados ocorreu aumento de seu consumo entre as mulheres, bem como o indicativo positivo de que os casos de infecção pelo vírus HIV associados com dependência química tiveram importante redução.

Os outros componentes que foram identificados como usados em grande quantidade por quem consome drogas juntamente com a Cannabis foram opções como ecstasy, cocaína e heroína, bem como LSD e cogumelos com propriedades alucinógenas.

CONSIDERAÇÕES SOBRE CANNABIS SER A DROGA MAIS UTILIZADA PARA TRATAMENTOS INICIAIS

Ao conhecer estes resultados que foram obtidos com relação ao consumo da Cannabis é interessante, primeiramente, considerar que ela se refere ao componente alucinógeno conhecido popularmente como maconha.

O seu consumo, ao contrário da crença de muitas pessoas, continua acontecendo e com padrões importantes de crescimento na sociedade em variados países, existindo por isso a necessidade de atenção para o seu combate e prevenção ao uso pelas consequências que pode demandar.

Nos dias atuais, é impossível encontrar um local no qual o contato com substâncias psicoativas seja inexistente, havendo a necessidade, de acordo com os estudiosos neste assunto, de que sejam ofertadas ações educativas.

Quanto a esta situação, ocorre a necessidade de que sejam ofertadas nas escolas e nos mais variados ambientes orientações relacionadas com a prevenção para o uso de drogas e substâncias semelhantes a ela nas diferentes faixas etárias, desde a infância até a idade adulta.

Assim, de acordo com informações atuais, há a necessidade do devido cuidado com relação ao seu consumo de forma medicinal e ainda para a delimitação do atendimento mais indicado.

fonte: tratamentodrogas.com

Leave a Reply

Facebook