A depressão masculina possui um outro aspecto: a dificuldade de reconhecer e admitir os sintomas. A depressão, de maneira geral, é um problema que tem atingido números alarmantes no mundo todo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno será o principal responsável por afastar profissionais de suas atividades em todo planeta até 2020.
A perda de produtividade por conta de transtornos depressivos – e também de ansiedade-, devem representar um custo de 1 trilhão de dólares (cerca de 2, 24 trilhões de reais) e pode afetar, de maneira drástica, a economia mundial.
Aqui no Brasil, apenas no ano de 2016, cerca de 75 mil trabalhadores foram afastados de suas funções por conta da depressão. Esse grupo representa 37,8% dos casos de licenças com direito a recebimento de auxílio-doença.
Para alguns autores, a frequência da doença é mais comum entre as mulheres – o distúrbio afeta uma proporção de 2 mulheres para cada homem. Porém, a classe médica vem discutindo e questionando esses números.
Por uma questão cultural, social e também ao estigma do transtorno estar relacionado à vulnerabilidade feminina, muitos homens acabam sofrendo silenciosamente e não procuram ajuda. Na maioria das vezes, quando o homem é acometido por uma depressão, não consegue admitir para si mesmo que tem uma fraqueza, muito menos emocional.
Os sintomas físicos da depressão masculina
A depressão em homens e mulheres pode causar a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e causar uma tristeza desproporcional. Porém, é comum que as manifestações do transtorno sejam diferentes no organismo masculino. Isso pode causar uma dificuldade maior no diagnóstico do problema. Enquanto as mulheres apresentam tristeza e crises de choro, os homens podem apresentar irritabilidade, agressividade e dores de cabeça e estomacais.
Sintomas mais comuns da depressão masculina
- Fadiga
- Distúrbios do sono
- Dores nas costas
- Queda na produtividade e dificuldade de concentração
- Estresse e ansiedade
- Consumo de álcool e drogas
- Disfunção sexual
Como a Inteligência Emocional pode ajudar a evitar a depressão masculina
A depressão em homens tem elementos particulares e específicos e existe a necessidade de tratá-la de forma diferente. A depressão, quando não possui causas apenas orgânicas, é a combinação de diversos fatores: histórico pessoal e familiar, personalidade, questões culturais e elementos externos.
O desenvolvimento da Inteligência Emocional proporciona a ampliação na capacidade em administrar melhor as adversidades diárias e a pressão da rotina. Ao entender melhor como suas emoções agem no seu organismo, é possível criar as habilidades e competências necessárias para tornar a vida mais saudável e, assim, prevenir a depressão e outras doenças incapacitantes.
Fonte: sbie