loader image

Clinica Reencontro

Como ajudar um alcoólatra que recaiu ?

Entenda nesse artigo como ajudar um alcoólatra que recaiu ou esteja precisando de ajuda.

Recaída pode ser uma palavra assustadora. Se você ainda não teve uma recaída, pode imaginá-la como subitamente perdendo o controle e acordando cercada por garrafas vazias.  Mas isso está longe da realidade. A recaída é um processo complicado que começa muito antes de um alcoólatra em recuperação pegar uma bebida.

O que é uma recaída?

Recaída é quando um alcoólatra retorna ao álcool após um período de sobriedade. Você pode se surpreender ao saber que até 90% dos alcoólatras recaem pelo menos uma vez antes de assumir o controle total de seu vício; portanto, não é de se envergonhar você ou eles. Até as mentes mais fortes, como alguns artistas famosos, foram surpreendidas pela tensão.

Entendendo o alcoolismo

Antes de poder ajudar alguém com a recaída, você precisa entender o relacionamento deles com o álcool. Assim como você pode manter uma bugiganga para fazer você se sentir seguro quando está nervoso, os viciados em álcool dependem dela para se sentir confortável. E tornar-se sóbrio significa ter seu controle tirado deles.

Você pode estar ciente de que o vício não é simplesmente uma dependência física. Os alcoólatras também têm uma relação emocional e mental com o álcool, o que significa que existem três tipos de dependência que eles precisam controlar. Isso torna três vezes mais difícil de superar.

Se você imaginar se separar de um relacionamento de longo prazo ou se encontrar subitamente perdido em um país diferente sem um mapa, começará a entender a mentalidade da pessoa que deseja ajudar. Cada um de seus sentidos está se adaptando a novas situações sem álcool, nas quais eles confiam há tanto tempo. Portanto, é um processo assustador.

Superando a tentação

Você já teve aquela sensação de cheirar algo e de repente o leva de volta à sua infância? Isso ocorre porque nossa mente tem uma reação de gatilho. Essa é a janela através da qual o vício pode voltar. A recaída não começa com uma bebida – começa com a mudança de mentalidade do alcoólatra. Isso pode ser desencadeado pelo cheiro ou pelo manuseio de álcool, pelo sofrimento, pelo abuso ou por outros encargos, como dificuldades financeiras.

Mesmo após a reabilitação, a tentação de beber está sempre lá. A melhor coisa que você pode fazer para ajudar é remover itens relacionados ao álcool do ambiente e criar uma atmosfera divertida e interessante sem beber, para que não sejam tentados.

Sinais de aviso

Existem certos sinais de alerta de que um alcoólatra em recuperação será retratado quando seus pensamentos em relação ao álcool começarem a mudar. Esses comportamentos são comuns e difíceis de controlar, para que possam ocorrer em qualquer ponto do processo de recuperação.

Esses incluem:

  • Retirando-se das interações sociais
  • Tendo problemas para tomar decisões
  • Fazendo escolhas irracionais
  • Sabotar sua progressão de recuperação, dando desculpas
  • Experimentando sintomas de abstinência novamente, como ansiedade
  • Voltando à negação sobre seus pensamentos em relação ao álcool
  • Experimentando mudanças de humor ou exagerando nas situações
  • Decidir o processo de recuperação não é para eles, mas sem saber por que

Conversando regularmente com alguém que está passando pelo processo de recuperação, você deve perceber quando esses comportamentos começam a surgir e trabalhar com eles mais cedo. Mas se você notar alguém exibindo esses comportamentos e eles se esquivarem do que está acontecendo, eles podem estar passando pelo estágio emocional da recaída.

Como ajudar

Se você está lendo isso porque está com alguém que teve uma recaída, não entre em pânico. A recaída geralmente é causada pelo estresse, portanto a coisa mais importante a fazer é criar uma atmosfera calma para eles. Respire fundo, volte para a pessoa com quem está preocupado e ofereça sua atenção. Use as dicas na seção “Como ter a conversa” abaixo para conversar com elas, informando que você está lá para obter suporte.

Se a pessoa estiver respondendo bem, incentive-a a ligar para o seu patrocinador e despejar o álcool. Mas não seja agressivo ou faça com que se sintam culpados, pois isso simplesmente aumentará o estresse. Seja solidário até que se sintam confortáveis ​​o suficiente para assumir a responsabilidade e procurar ajuda. Se eles estiverem em um estado incontrolável, ligue para o nosso número na parte superior da página para obter orientação imediata.

Se você está lendo isso porque conhece alguém em recuperação do alcoolismo e deseja entender mais, já deu o primeiro passo para fazer o melhor que pode. Compreender a jornada do vício é a melhor maneira de ajudar alguém a atravessá-lo.

Como ter a conversa

Antes de falar com a pessoa que está passando por uma recaída, coloque-se no lugar dela. Para ficar sóbrio, eles estão lutando todos os dias com a voz na cabeça que diz que outra bebida não vai doer.

Todos nós temos dias ruins e, onde você pode pegar uma barra de chocolate para se desfazer, um viciado está simplesmente pegando uma bebida. Às vezes, a voz em suas cabeças se torna muito difícil de controlar e eles precisam de apoio.

Simpatize com essa pessoa, ouvindo atentamente o que ela tem a dizer, mas não descarte o problema. A recaída é séria e, embora você precise ser empático, não deve ignorar o problema ou tirar a responsabilidade deles. Portanto, seja firme, mas solidário.

Aqui estão algumas dicas para facilitar a conversa:

  • Tenha empatia e ouça o que eles têm a dizer
  • Não os acuse ou tente fazê-los sentir-se culpados
  • Dê tempo a eles – não inicie a conversa quando você tiver apenas 10 minutos de sobra
  • Lembre-os de como eles se saíram antes e quanto apoio têm por trás deles
  • Não subestime a situação. Se eles se sentirem culpados, permita-os – significa que eles têm mais chances de procurar ajuda

Vida após reabilitação

A recaída é uma parte comum do processo de ficar sóbrio e o risco está sempre presente. Entendemos que pode ser terrível ver alguém sofrer uma recaída depois de todo o seu progresso, e pode parecer que tudo foi por nada. Mas lembre-se do relacionamento da pessoa com o álcool e como ela está se saindo todos os dias. Colocá-los de volta aos trilhos é uma prioridade e recaída não significa o fim da jornada. Todos os dias que estão sóbrios é uma batalha vencida.

Fonte: https://encontreclinicas.com.br/como-ajudar-um-alcoolatra-que-recaiu/

Escrito por Paulo Esidio Junior

Leave a Reply

Facebook