loader image

Reencontro

Álcool potencializa sintomas da tensão pré-menstrual, aponta estudo

 

Um estudo feito na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, mostrou que 1 em cada 10 casos de tensão pré-menstrual (TPM) é causado pela ingestão de bebidas alcoólicas. Os pesquisadores descobriram que o consumo de álcool está relacionado a um aumento de 45% na incidência da TPM. Para mulheres que bebem com mais frequência, o número sobe para 79%. O motivo é que a bebida alcoólica é capaz de alterar os níveis hormonais da mulher.

— No organismo feminino, que possui menos volume de líquido corporal, mais gordura e menos enzimas para metabolizar a bebida, seus efeitos são mais impactantes. Além disso, o álcool interfere nas fases do ciclo menstrual, alterando as concentrações dos hormônios esteroides sexuais — explica a fisioterapeuta Márcia Oliveira, do Espaço Íntimo de Fisioterapia.

O consumo de álcool também pode interferir na produção de substâncias químicas do cérebro, como a serotonina, que é o hormônio relacionado ao bem-estar. Essa desregulação parece potencializar os efeitos da tensão pré-menstrual.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 28,9% das mulheres bebem pouco (menos de 10g de etanol por dia) ou de maneira moderada (10g de etanol por dia, o que equivale a uma lata de cerveja de 269ml). Já aquelas que bebem muito (mais de 10g de etanol por dia) são 5,7% da população feminina.

A TPM consiste em uma série de sintomas físicos e emocionais recorrentes, como alterações de humor, mamas sensíveis, desejo por comida, fadiga, irritabilidade e depressão, durante a fase lútea do ciclo menstrual (após a ovulação). A gravidade da síndrome varia de mulher para mulher e está relacionada ao tipo e intensidade dos sintomas.

— Praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável e balanceada ajudam a controlar os sintomas da TPM que tanto afetam as mulheres — indica a ginecologista e obstetra Carolina Mocarzel.

 

 

Fonte: extra

Leave a Reply

Facebook

Reencontro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.