O vício em drogas é o uso excessivo de substâncias, por exemplo álcool, tabaco, anfetaminas, cafeína, maconha, cocaína, ecstasy, heroína, alucinógenos, LSD e tantas outras drogas.
Ou então, é uma dependência física ou psicológica dessas substâncias. O vício está associado à saúde mental, mas não é considerado uma “doença mental”.
As pessoas usam álcool ou drogas por vários motivos, incluindo relaxamento, práticas religiosas ou participação em um grupo.
Muitas vezes eles não desenvolvem um problema com a bebida. No entanto, o consumo torna-se problemático quando tem consequências prejudiciais e há perda de controle.
Esses problemas precisam ser resolvidos e podem ser resolvidos. Mas se não forem, podem ser caracterizados como vício em drogas.
O vício em drogas traz consequências prejudiciais para o trabalho, estudos ou outras atividades, saúde mental ou física, situação financeira, reputação ou relacionamento com familiares ou amigos.
Quais são as causas do vício em drogas?
O vício em drogas pode ser causado por diversos motivos:
- Condições de vida;
- Um desequilíbrio bioquímico no cérebro;
- Status socioeconômico;
- Um problema de saúde física
- Racismo;
- Desequilíbrios no âmbito familiar.
É importante consultar um médico o mais rápido possível para ajudá-lo a identifica a fonte do problema.
Como prevenir o vício em drogas?
O dependente pode adotar um estilo de vida e hábitos que permitam lidar com vários problemas e até impedir que um problema piore. Por exemplo:
- Participar de atividades da comunidade;
- Ter uma dieta bem equilibrada
- Dormir o suficiente
- Fazer atividades físicas regularmente
- Evitar usar drogas ilícitas e álcool
- Participar de um grupo de ajuda
- Conversar regularmente com seus queridos sobre as preocupações
A quem recorrer para resolver esse problema?
O vício em drogas deve ser tratado por um profissional da saúde. Podem ser:
- Médicos;
- Psicólogos, psiquiatras;
- Toxicologistas;
- Assistência médico-social.
O primeiro passo será, portanto, consultar o médico assistente, que guiará seu paciente de acordo com a dependência de drogas em questão, sua duração e o grau de dependência.
A participação em grupos de apoio também é um elemento importante que pode ajudar positivamente o paciente e permite que ele compartilhe sua experiência com outras pessoas.
Além disso, no caso de dependência de drogas, os centros ambulatoriais de atendimento e prevenção à dependência são uma grande ajuda. Você encontrará todos os profissionais de saúde, que o ajudarão a superar seu vício.
Se você ou algum ente querido precisa de ajuda, entre em contato conosco! Nós podemos ajudá-lo!
Fonte: viversemdroga.com.br