loader image

Clinica Reencontro

O PERIGO DO ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA

Quantas vezes você já discutiu sobre os problemas do alcoolismo na adolescência? No Brasil, esse é um problema recorrente e poucos dão atenção. Vamos conversar sobre o assunto?

Em primeiro lugar,  veja a seguir as causas e consequências do vício em álcool durante a adolescência e como podemos mudar isso.

O CONSUMO DE ÁLCOOL NO BRASIL

O Brasil é um país de tamanho continental. Portanto é um lugar rico de cultura em que cada estado tem a sua própria forma de viver. Mas, algumas coisas se tornam comum quando comparadas.

É comprovado que o álcool em boas doses moderadas pode ser até vantajoso. Quem nunca ouviu que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração?

Além disso, boa parte da população toma uma dose de bebida alcoólica durantes os fins de semana. Mas alguns, até de forma bem exagerada. Causando assim o consumo inadequado e trazendo graves problemas para a saúde.

Certamente esse medo do consumo exagerado afeta muitas famílias. Principalmente os pais de adolescentes que estão conhecendo os prazeres do álcool cada vez mais cedo.

ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA

Meninos e meninas de todo o Brasil estão consumindo álcool antes da idade recomendada. O padrão está em crianças e adolescentes de 10 a 13 anos. E a principal “modalidade” de consumo é o “beber até embriagar-se”.

Consequentemente o consumo exagerado e sem controle causa um feito cascata, como o consumo de outras drogas, o sexo precoce e sem proteção e o vício de álcool.

Quase 40% dos estudantes, até os 17 anos, afirmam já ter praticado essa modalidade e ter ficado bêbados pelo menos uma vez na vida. Mas, afinal, como podemos mudar esse cenário diante de uma realidade tão preocupante?

CUIDADOS COM O ALCOOLISMO NA JUVENTUDE

É preciso uma campanha de políticas públicas para conscientizar o público-alvo, que são os pais e os próprios jovens. Além dos pais reforçarem os cuidados e mostrar a realidade nua e crua da dependência do álcool.

Porque o que acontece muito atualmente é que pais e responsáveis entram em pânico e desespero ao descobrir que os filhos estão usando drogas pesadas, como cocaína, craque ou maconha. Mas acham “normal” ver os filhos consumindo álcool, mesmo que para uma idade não recomendada.

  • Se você é mãe ou pai de adolescente, incentive o diálogo. Ouça seus filhos e fale sempre a verdade.
  • Participe ativamente da vida dos seus filhos, demonstre interesse pelos assuntos que eles mais curtem e valorize as ações positivas.
  • Como pai, mãe ou responsável, estabeleça limites e deixe claro as consequências caso os limites não sejam cumpridos.

Os adultos têm um papel fundamental na formação das crianças e adolescentes. São exemplos a serem seguidos. O alcoolismo na juventude deve ser combatido e nunca omitido.

 

Se você ou algum ente querido precisa de ajuda, entre em contato conosco! Nós podemos ajudá-lo!

 

Fonte: estanciafraternidade.com.br

 

Leave a Reply

Facebook