loader image

Reencontro

Tratamento para Dependência do Álcool

 

Quando se fala em dependência química, a preocupação maior é com as drogas ilícitas, cocaína, maconha, crack, ecstasy, entre tantas outras. No entanto, o grande inimigo está camuflado sob o manto do socialmente aceitável.

O álcool nem sequer é considerado uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade.
Sua venda é livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer. Uma reunião em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estafante, a balada de sábado á noite, a paradinha no bar na saída do escritório não têm sentido algum sem a bebida alcoólica.

O efeito relaxante das doses iniciais, porém, desaparece com o aumento do consumo. Se o convívio com uma pessoa embriagada incomoda, isso não é nada diante dos males que o álcool pode causar e que não se restringem às doenças do fígado.

A inabilidade emocional que num instante transforma o alcoolista risonho num indivíduo violento é responsável não só pelo aumento da criminalidade, mas também pela desestruturação de muitas famílias.

Beber com moderação é possível, mas raros são os que reconhecem estar fazendo uso abusivo e nocivo do álcool. Muitos ainda não são dependentes, mas correm riscos que deveriam e poderiam ser evitados.

Não se pode esquecer de que a grande maioria dos acidentes de trânsito ocorre quando está no volante uma pessoa alcoolizada.

Portanto, define-se o alcoolismo como o consumo excessivo, duradouro e compulsivo de bebidas alcoólicas, o qual degrada a vida pessoal, familiar, profissional e social do indivíduo. A boa notícia é que existe tratamento para o alcoolismo, através de profissionais sérios e metodologias assertivas, aplicadas de acordo com o perfil de cada um.

O grande objetivo do tratamento é recuperar completamente a vida do paciente, a fim de mante-lo sóbrio, saudável, produtivo, com positivas relações familiares, sociais e profissionais.

Fonte: gruporecuperandovida

Leave a Reply

Facebook

Reencontro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.