loader image

Reencontro

Saiba reconhecer os Sintomas de uma Crise de Ansiedade e o que fazer

 

A crise de ansiedade é um momento em que a sensação de angustia e insegurança aumentam de forma a deixar o indivíduo descontrolado com a sensação de que alguma desgraça deverá acontecer com ele ou com as pessoas importantes para ele.

Quando uma crise de ansiedade se instala o que se pode fazer é tentar organizar os pensamentos rapidamente e evitar pensar no pior para impedir que uma crise de pânico se instale.

 

 

Sintomas físicos e psicológicos da ansiedade

Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade também pode se manifestar fisicamente. Esta tabela apresenta uma lista mais completa dos diferentes sintomas que podem surgir:

Sintomas Físicos Sintomas Psicológicos
Enjoo e vômitos Agitação e balanço das pernas e dos braços
Tontura ou sensação de desmaio Nervosismo
Falta de ar ou respiração ofegante Dificuldade de concentração
Dor ou aperto no peito e palpitações no coração Preocupação
Dor de barriga, podendo ter diarreia Medo constante
Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido Sensação de que algo ruim vai acontecer
Tensão muscular, causando dor nas costas Descontrole sobre os próprios pensamentos
Irritabilidade e dificuldade para dormir Preocupação exagerada em relação à realidade

Normalmente as pessoas com ansiedade sentem vários destes sintomas ao mesmo tempo, especialmente em momentos importantes ou quando é necessário se expor a outras pessoas, como durante apresentação de trabalhos ou reuniões.

Causas de ansiedade

A ansiedade pode ser provocada por qualquer motivo, pois depende da importância que o individuo dá a uma determinada situação e pode surgir em adultos ou crianças.

Porém, a ansiedade aguda e o estresse são mais comuns em situações, como a insegurança do 1º dia de trabalho, casamento, problemas familiares ou compromissos financeiros, por exemplo, e é importante identificar a causa, para conseguir tratar, para não se tornar ansiedade crônica.

Além disso, em algumas situações o uso excessivo de redes sociais como o facebook também podem ser responsáveis por causar ansiedade, tristeza e mal-estar. 

Desta forma, se 3 ou mais dos sintomas físicos ou em

Como controlar a ansiedade

Para controlar a ansiedade, pode-se tomar remédios indicados pelo médico que ajudam a diminuir alguns dos sintomas, além de usar plantas medicinais que têm efeito calmante e, se necessário, fazer acompanhamento com o psicólogo.

Remédios naturais

Alguns exemplos de remédios naturais que podem ser usados são:

  • Suco de maracujá, pois possui propriedades calmantes e ansiolíticas;
  • Chá de camomila devido à sua ação calmante;
  • Alface, porque ele ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso. Veja mais alimentos em: Alimentos contra a ansiedade.
  • Tomar um banho morno para relaxar o corpo;
  • Receber uma massagem relaxante.

Além disso, técnicas como tomar banhos mornos ou receber massagens no corpo ajudam a relaxar e aliviar a tensão, auxiliando no tratamento. Veja outros exemplos em: Remédio caseiro para ansiedade.

O que fazer numa crise de ansiedade

O tratamento para crise de ansiedade depende da gravidade e da constâncias dos sintomas gerados. Se eles dificultarem a vida do indivíduo ou dos que estão à sua volta, é aconselhado buscar ajuda médica, pois este distúrbio pode ser tratado com diversos tipos de terapias como acupuntura, sessões de auto ajuda, de auto conhecimento e, em alguns casos, o médico poderá indicar a toma de medicamentos por um certo período de tempo.

Saber como combater a ansiedade é tão importante quanto saber evitar a sua ocorrência, por isso uma boa dica é anotar todos os fatores que podem desencadear uma crise de ansiedade e tentar evitá-las ao máximo. É indicado realizar uma boa avaliação do ritmo de vida, estudos, trabalho, família e então adotar um novo estilo de vida, optando por situações menos estressantes, que certamente causarão menos ansiedade.

 

 

Fonte: tua saúde 

Leave a Reply

Facebook

Reencontro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.