O que é anedonia e como é feito o tratamento

A anedonia caracteriza-se por uma perda da satisfação e interesse em realizar diversas atividades, como sair com os amigos, ir ao cinema, passear na praia, que anteriormente eram consideradas agradáveis.

A anedonia é um sintoma muito comum em estados depressivos e algumas doenças psiquiátricas e o tratamento geralmente consiste no tratamento da causa que está na sua origem, que pode ser realizada com psicoterapia ou com medicamentos antidepressivos.

Tipos de anedonia

Os principais tipos de anedonia são a anedonia social, que consiste em um desinteresse no contacto com a sociedade ou em realizar atividades com outras pessoas e anedonia física, que consiste numa incapacidade de sentir prazer no toque, contacto íntimo ou em comer, por exemplo.

Quais os sintomas

Os sintomas mais comuns que se manifestam em pessoas com anedonia são dificuldade no relacionamento com outras pessoas, sentimentos negativos em relação a si próprio e aos outros, dificuldade para falar com outras pessoas ou demonstrar afeto, dificuldade na adaptação a situações sociais, tendência para mostrar emoções falsas e perda do apetite sexual.

Possíveis causas

A anedonia é um dos principais sintomas de depressão, porém, nem toda a gente que tem depressão, sofre de anedonia. Além disso, doenças como esquizofrenia, psicose, doença de Parkinson, anorexia nervosa, abuso de drogas e uso de medicamentos como antidepressivos e antipsicóticos usados para o tratamento da depressão, também podem causar anedonia.

Alguns fatores de risco podem também levar ao desenvolvimento de anedonia, como a ocorrência de eventos traumáticos ou estressantes, história de abuso ou negligência, doenças que tenham um grande impacto na qualidade de vida da pessoa ou um distúrbio alimentar. Conheça os sintomas mais comuns de um distúrbio alimentar.

Como é feito o tratamento

A anedonia tem cura, mas pode ser muito difícil de tratar. Geralmente consiste no tratamento da doença que está na sua origem, como a depressão ou outra doença psiquiátrica.

A primeira opção é a psicoterapia com um terapeuta, que avalia o estado psicológico da pessoa e se necessário encaminha-a para um psiquiatra, que poderá prescrever medicamentos como antidepressivos ou remédios direcionados para o problema psiquiátrico que a pessoa tenha.

O acompanhamento médico deve ser feito regularmente, de forma a identificar possíveis efeitos colaterais causados pelos medicamentos e de forma a ajustar a dose, para que se obtenham melhores resultados.

Outros tratamentos que podem ser usados para tratar a anedonia são a terapia eletroconvulsiva, estimulação magnética transcraniana e estimulação do nervo vagal. Saiba o que é e como é feita a eletroconvulsoterapia.

Fonte: tua saúde