loader image

Reencontro

ANSIEDADE: QUANDO PODE SE TORNAR UM PROBLEMA?

Durante uma semana agitada e de acontecimentos importantes, como compromissos, provas ou algo que gere alguma expectativa, é comum surgir a sensação de ansiedade. Isso porque o nosso cérebro fica em estado de alerta, se preparando para algo que ainda não aconteceu. Esse sentimento é normal, porém, quando começa a acontecer constantemente e atrapalhar as tarefas do cotidiano, pode se tornar um problema.

 

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países que mais tem pessoas apresentando quadros de ansiedade. O problema é que além de todos os sintomas incômodos da doença, esse é um dos fatores que mais agrava o risco de doença cardiovasculares, pressão alta, obesidade, alta taxa de colesterol e diabetes.

Existe mais de um tipo de ansiedade e ele se diferencia de acordo com os sinais demonstrados no corpo e na mente. Um dos mais comuns é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que é caracterizado pela preocupação excessiva e a expectativa no futuro. Outro que é bastante conhecido é a Síndrome do Pânico, no qual aparece um medo intenso unido ao desespero, mesmo que não haja um motivo para isso acontecer. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, mais conhecido como TOC, também é causado pela ansiedade.

Qual o principal motivo da ansiedade?

Não existe uma situação certa para o início de uma crise de ansiedade, a manifestação depende individualmente de cada pessoa e da importância que ela dá para determinada situação. Os sintomas podem começar antes do 1º dia de emprego, durante a semana de provas, antes de um evento importante, etc.

Quais são os principais sintomas?

As principais manifestações ocasionadas pela ansiedade são:

  • Tremores
  • Palpitação
  • Náusea e dores abdominais
  • Medo de perder o controle ou morrer
  • Falta de ar
  • Sensação de desmaio
  • Insônia
  • Preocupação excessiva

Qual médico procurar em caso de suspeita?

Ao notar os primeiros sintomas é indicado procurar um psicólogo ou um psiquiatra. Apenas um especialista poderá diagnosticar e ajudar a pessoa que está passando por essa situação, além de indicar o melhor tratamento caso seja necessário.

 

 

Fonte: globalmedclinica

Leave a Reply

Facebook

Reencontro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.