loader image

Clinica Reencontro

Dependente químico: Como lidar?

 

Lidar com um dependente químico não é fácil e se for uma pessoa próxima a você que está lutando para se livrar de dependência de alguma droga é mais difícil ainda.

Muitas vezes, as pessoas podem adotar condutas equivocadas por desinformação ou desespero.

É muito importante que ter calma, paciência e dar muito amor nesse processo que não é nada fácil.

 

Primeira Parte

Como lidar com dependente químico em recuperação ?   

 

  1. Esteja sempre por perto

Seja um bom amigo, pois a recuperação química não é um momento fácil. Por isso mostre para a pessoa que você ama que está sempre por perto, apoiando. É muito importante a pessoa saber que você se importa com ela.

  1. Fale que você compreende

Entenda que, para um dependente químico, o uso de entorpecentes se tornou algo tão grande que ele pensa que não vai se recuperar sozinho.  Assim diga que compreende que ele sofre que sente insegurança e que você não o julga e que vai ajuda lo. É importante lembrar que o dependente químico não recai porque é fraco, mas sim porque o cérebro humano tem necessidades químicas.  E muitas vezes estas são incontroláveis pelo resto do corpo. Esse pensamento ajuda você a não culpar o dependente e tampouco achá-lo fraco ou incapaz.

  1. Tente fazer com que a pessoa se divirta com as coisas simples

Um jantar com amigos, um cinema no domingo à tarde. Mostre para a pessoa que há formas de viver a vida de uma maneira muito mais plena, junto aos amigos e às pessoas que se ama. Tente levar a pessoa a lugares bonitos, calmos e tranquilos e evite tudo que o faça relembrar o vício. Este é um dos segredos de como lidar com dependente químico em recuperação. É muito importante que a pessoa se sinta amada e apoiada.

Segunda Parte

Como lidar com dependente químico em recuperação ?   

 

  1. Seja paciente

A recuperação química é algo lento e demorado e muda muito de pessoa para pessoa. Compreenda que o dependente sofre de algo que é maior do que ele, e que a força de vontade precisa ser reforçada a cada dia.

Para os familiares do dependente químico é muito importante ter paciência, escutar os desabafos e trazer palavras de conforto a pessoa que está passando por um momento difícil. É preciso ter força para recomeçar, não criticar e sempre tratá-lo com amor e carinho.

  1. Interesse-se pelo o que ele sente

Entender o que é a dependência química é o primeiro passo para a compreensão do que se passa na mente de um dependente. Por isso, esteja ao lado dele e, sempre que for necessário, diga entender a situação. Além disso, nunca o culpe por estar onde está.

É muito importante ouvir. Não force a pessoa a falar deixe que ela mesma se sinta confortável em falar, mas demonstre que está sempre por perto para ouvir la.

A melhor forma de saber como lidar com dependente químico em recuperação é colocar-se no lugar dele. Manter-se sempre como um amigo pronto a ajudar e dar ainda mais amor e apoio do que nunca.

 

 

Para saber mais, assista está matéria no site do G1 que fala mais como lidar com dependente químico na família, clicando aqui.

Leave a Reply

Facebook