loader image

Clinica Reencontro

NOVAS DROGAS SINTÉTICAS SÃO CADA VEZ MAIS ENCONTRADAS NO BRASIL

Novas drogas sintéticas são cada vez mais encontradas no Brasil

Somente entre 2014 e 2015 a Polícia Federal apreendeu 20 substâncias psicoativas que pretendiam entrar no país e que não estavam na lista de proibidas.

O consumo de drogas sintética tem crescido principalmente entre os jovens que estão dispostos a experimentar substâncias cada vez mais fortes. O que acontece é que muitas delas não possuem a sua venda proibida por serem fabricadas a partir de materiais considerados lícitos. O grande problema é que quando combinadas e modificadas podem criar produtos altamente prejudicais a saúde.

Na grade maioria das vezes elas provocam um efeito mais devastador que as drogas tradicionais, levando até mesmo a morte. Boa parte das vezes acabam sendo comercializadas como produtos permitidos como sais de banhos e incensos por não haver nenhum tipo de restrição aos seus componentes.

O que dificultada ainda mais a descoberta delas é que elas são misturadas com substâncias lícitas e em alguns casos não são detectadas em exames toxicológicos. Para agravar ainda mais a situação não se tem muitas informações de quais são os consumidores e como são produzidas, ficando difícil identificar a origem e como são comercializadas.

As drogas não identificadas representam cerca de 7% das apreensões pela Polícia federal no Brasil e até que sejam identificadas e incluídas na lista de proibidas da Anvisa leva algum tempo, facilitando a sua circulação.

AS NOVAS DROGAS SINTÉTICAS

Apesar de ainda haver algumas drogas desconhecidas, algumas já estão sendo identificadas, inclusive os efeitos que podem provocar.

Maconha sintética, K2, Hi-5 ou incenso do diabo– fabricadas em laboratórios e aplicadas em folhas secas conseguem produzir um efeito parecido com o da maconha. Ela costuma ser 30 vezes mais perigosa do que a sua versão natural.

Cristais feitos à base de catinona– eles podem ser cheirados, fumados ou injetados causando excitação sexual, euforia, alucinações e agressividade. Ela costuma vir disfarçada de sais de banhos.

NBONe – ela visa substituir o LSD e normalmente e encontrada embebida em papel, porém pode ser vendida em ampolas ou pílulas. Ela tem um gosto amargo e causa alucinações e seu efeito pode levar a morte com AVC, infartos e overdose.

Nesedrona – normalmente encontrada em comprimidos consegue proporcionar um efeito bem parecido com o da cocaína causando agitação e euforia.

Além dessas, já foram identificadas outras drogas e todas elas possuem um efeito muito forte e que provoca reações que podem levar a morte. Enquanto a polícia usa de todos os meios para identificar e proibir essas substâncias o traficantes investem em novas drogas sintéticas.

 

Leave a Reply

Facebook